Como é realizado o tratamento?
O primeiro passo para iniciar a Depilação a Laser é passar por uma avaliação com um especialista que irá analisar a área que será depilada, verificar se a pessoa tem algum tipo de alergia, se toma algum tipo de medicamento e coisas do gênero. No dia anterior a sessão, é preciso raspar com gilete as regiões onde serão aplicados o laser e deixar a área o mais lisa possível – isso é importante para que o laser consiga atingir a raiz do pelo de maneira mais eficiente e, também, para evitar possíveis queimaduras.
Normalmente é passado um gel antes da aplicação, que auxilia a ponteira do equipamento a laser deslizar sobre a área a ser depilada. São realizados diversos disparos de laser na área e, devido a sua alta potência, é capaz de eclodir a raiz dos pelos, fazendo com que alguns dias após a sessão eles não voltem a aparecer.
O que está incluso no tratamento da Vitaclin?
Na Vitaclin, a Depilação a Laser é realizada em uma sala climatizada e confortável. Também é ofertado uma lâmina descartável para a raspagem dos pelos (caso não tenha sido feita antes da sessão), o Lux Lotion Protection (loção própria do equipamento que ajuda a oritejer a pele e acoplar melhor a ponteira) e aplicação do dermocostético regenerador.
Qual o equipamento utilizado na Vitaclin?
A Depilação a Laser na Vitaclin é feita com o aparelho Vectus. Fabricado pela Palomar Medical – empresa que detém a patente do Laser de Diodo – desenvolvida em Havard – este equipamento é considerado o melhor e mais moderno do mercado.
O Vectus Laser, emite uma onda de laser de diodo com comprimento de onda de 800 nm. Este aparelho de depilação tem o maior tamanho do ponto e perfil do feixe mais uniformem permitindo eliminar mais rapidamente os pelos indesejáveis, mesmo nas maiores áreas, em menos de 5 minutos.
Outra vantagem do Vectus é que diferentes de outros aparelhos do mercado, a manutenção da depilação é em um tempo superior a outros aparelhos. A indicação é que seja feita anualmente.
Regiões Tratadas:
Como falamos anteriormente, a Depilação a Laser pode ser feita em diversas regiões do corpo que tenham pelos indesejados, mas sempre respeitando as peculiaridades de cada área. A única área com pelos em que a Depilação a Laser não é indicada, são as sobrancelhas. Entre as áreas mais procuradas estão:
· Axilas;
· Buço;
· Queixo;
· Pescoço;
· Barba;
· Braços;
· Antebraços;
· Tórax;
· Abdome;
· Ombros;
· Costas;
· Glúteos;
· Virilha;
· Pernas;
· Mamilos.
Como funciona a Depilação a Laser:
A Depilação a Laser também é conhecida como depilação definitiva porque a luz do laser é absorvida pela concentração de melanina da raiz dos pelos, fazendo com que o fio seja destruído e não volte mais a crescer.
Qual a duração do tratamento?
Normalmente o tratamento duração de seis meses, já que normalmente são indicadas seis sessões, que devem ser realizadas com intervalo de 30 dias, assim é possível pegar os pelos em diferentes fases de crescimento, deixando a eliminação mais eficiente.
Mas a eliminação completa dos pelos pode ser obtida em menos tempo, dependendo do tipo de pele e de pelo.
Tempo de duração de cada sessão:
Na Vitaclin, as sessões de Depilação a Laser duram de 1 a 17 minutos. Isso é possível, graças a utilização do aparelho de depilação Vectus, o mais moderno do mercado.
Intervalo entre as sessões:
Na Depilação a Laser é importante respeitar os 30 dias entre uma sessão e outra, para evitar qualquer tipo de queimadura na pele.
Resultados:
O principal resultado da Depilação a Laser é ficar livre dos pelos indesejados, sem precisar recorrer a cera, lâmina de barbear ou aparelhos de depilação. Mas, a depilação a laser também pode clarear manchas nas axilas e na virilha.
Contraindicações:
A Depilação a Laser é um método seguro, mas deve-se tomar alguns cuidados antes de se aderir a esse método de depilação. Veja alguns casos em que a depilação definitiva não é indicada:
- Pelos muito claros ou brancos;
- Diabetes não controlada, que leva a alterações na sensibilidade da pele;
- Hipertensão descontrolada;
- Epilepsia;
- Gravidez;
- Uso de remédios fotossensibilizantes nos 6 meses anteriores ao tratamento;
- Vitiligo;
- Doenças de pele como psoríase;
- Feridas abertas ou hematoma recente no local de exposição do laser;
- Em casos de câncer, durante o tratamento.
Há efeito colateral?
Normalmente, após a Depilação a Laser é comum verificar um inchaço ao redor dos folículos, formigamento ou dormência, coceira e vermelhidão até três dias após o tratamento.
Mas, a Depilação Definitiva pode trazer consequências mais graves quando não é realizada em Clínicas Estéticas certificadas e por profissionais sem a devida qualificação. Quando o procedimento não é feito corretamente, pode aparecer bolhas na área tratada. Isso acontece porque o uso do laser foi feito com uma frequência mais elevada do que a indicada para o tipo de pele. Cicatrizes, hiper-pigmentação (escurecimento da pele), queimaduras, lesões oculares e infecção de feridas também são riscos comuns quando o laser não é utilizado da maneira correta para eliminar o pelo.
Sensação e dor do procedimento:
A Depilação a Laser não é um procedimento totalmente indolor. É comum sentir uma leve queimação do local da aplicação, podendo ser aplicado um gel anestésico antes das sessões para minimizar essa sensação e após a aplicação, também é recomendado passar uma pomada indicada pelo especialista. Mas, é muito importante ressaltar, que qualquer desconforto deve ser comunicado imediatamente.
O aparelho Vectus, utilizado na Vitaclin, tem uma ponteira de Safira que possui um resfriamento, amenizando o desconforto da aplicação, tornando o equipamento quase indolor.
Precisa fazer manutenção?
Especialistas afirmam que nenhum laser proporciona depilação definitiva, já que o organismo pode voltar a produzir os folículos e nascer um ou outro pelo no local onde foi realizado o tratamento. O período de manutenção pode variar, dependendo com o tipo de laser foi aplicado.
O laser de diodo é o que costuma dar melhores resultados. Nestes casos a manutenção é anual.
Quais os profissionais habilitados para aplicar a Depilação a Laser?
A legislação brasileira não define quais os profissionais estão aptos para aplicar a depilação a laser. No entanto, a recomendação é que ela seja feita por um médico, biomédico ou fisioterapeuta. Somente um profissional capacitado pode fazer a avaliação criteriosa da pele para definir qual o tratamento mais indicado e aplicar o laser da maneira correta, evitando queimaduras e manchas.
A Vitaclin possui profissionais capacitados e com experiência neste tipo de procedimento!
Quanto tempo para aparecer os resultados?
Normalmente são indicadas de 6 a 10 sessões de laser para a eliminação completa dos pelos. Mas, já na primeira sessão é possível perceber uma grande diferença, com falhas no crescimento do pelo após 15 dias da primeira sessão.